quarta-feira, fevereiro 22, 2006

à procura de textos humorísticos

À procura de textos humorísticos, encontrei «Luísa Estrela», integrado em A noite e o riso, do Nuno Bragança. Recomenda-se.

«Havia um velho Ford, eu conduzia. Fordámos da Mouraria à da Palma. No quase deserto da cidade corria uma nortada a trove forte, coisa leve de fria de repente. Lisboa é terra de ventos sérios que lhe dão ar livre.
Um dos meus companheiros era o Tomás Guttierres. 'Vamos pescar pegas', sugeriu. Caladamente concordámos, eu e o outro, que era um pintor fictício chamado Leandro Helena Rubinstein.
Rumámos sossegadamente para o Intendente. Nisto, dois vultos, discussão acesa, à bica de gestos práticos. Um casal. O que me saltou à vista e ficou nela foi o cabelo solto da mulher, ao vento, remexidamente feito grande copa de faia despenteada a sopros de nortada, beleza assente de encontro às estrelas do céu assim varrido.
'Aquela', disse eu.
'Está ocupada', observou o Leandro Helena Rubinstein.
Mas o Tomás:
'Desocupa-se e andou.' À noite e com uns copos era assim.
Parámos o carro à beira deles. A mulher estava gritando: 'Larga-me a braguilha ou deito-te as mãos à cana.' Justamente. E o outro de procurar enlaçá-la, grandes gestos serpentinos de quem está impermeável por bebido. O Tomás saltou do carro e segurou a porta aberta:
'Minha senhora, entre que esta casa é pobre mas honesta.'
A pega mediu-nos num olhar, e ao Ford. Hesitou, como era natural.
'Que é que vocês querem?'
'Tudo o que você quiser', disse eu. 'Saltar ao eixo e tudo'.»

2 Comments:

Blogger zp said...

...vou comprar.

17:47  
Blogger zp said...

à procura de textos humorísticos? conheces o Luis Fernando Verissimo? é genial.

http://portalliteral.terra.com.br/verissimo/

18:23  

Enviar um comentário

<< Home